terça-feira, 24 de novembro de 2009

Turismo em Jequié

Um dos desafios da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo é inserir o Município na nova zona turística que está sendo criada na Bahia, denominada “Caminhos do Sudoeste”. Para que isto ocorra, a Diretoria de Desenvolvimento do Turismo, a mais nova das diretorias municipais, que tem como titular Ricardo B. Ferreira, passa por um amplo processo de estruturação e planejamento.
Importantes passos já foram dados em 2009. Um dos mais relevantes foi a participação no Seminário “Potencialidades Turísticas da Região Sudoeste” realizado em Vitória da Conquista, quando foram discutidas ações para estruturar e desenvolver modelos de gestão e ações para o desenvolvimento da zona “Caminhos do Sudoeste”. Participaram deste seminário 13 cidades da região, além de José Carlos Oliveira, assessor especial da SETUR; Uesle Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa; Richard Alves, coordenador de Economia Criativa do SEBRAE e Inês Garrido, superintendente de Investimentos em Pólos Turísticos da SETUR.
Ficou decidido que Jequié participará do grupo de acompanhamento e desenvolvimento de ações para a implantação da zona Caminhos do Sudoeste. Para Ricardo Ferreira, trata-se de um grande avanço com vista à entrada de Jequié na zona turística, abrindo possibilidades para que o Município participe do PRODETUR - Programa de Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo com investimentos em infraestrutura, capacitação profissional e empresarial, saneamento básico, proteção ao patrimônio natural entre outros.
De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Bené Sena, foram tomadas várias providências, pensando na sustentabilidade, como o encontro com a Capitania dos Portos para a regularização dos pilotos e embarcações que frequentam a Barragem da Pedra; encontro com a CHESF buscando parceria na área do complexo da Barragem da Pedra, inclusive no inicio do ano de 2010 a CHESF estará instalando bóias e placas de sinalização náutica no lago da Barragem.
Afora isso, a Diretoria de Turismo vem formando um banco de dados com informações e imagens para trabalhar em conjunto com outros setores, a exemplo, dos órgãos ambientais, culturais, educacionais e de desenvolvimento econômico, já é o turismo deve ser abrangente, envolvendo o turismo receptivo, o turismo cultural, o turismo educacional e turismo de negócios.
Jequié tem potencial para o turismo rural, turismo de aventura, turismo ecológico, possui bonitas paisagens, trilhas, cachoeiras, barragens, gruta, etc.Jequié tem potencial para o turismo rural, turismo de aventura, turismo ecológico, possui bonitas paisagens, trilhas, cachoeiras, barragens, gruta, etc. Além disso, tem culinária, espaços garantidos no turismo de eventos como o São João, Exposições, teatro, dança, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário